sábado, 11 de fevereiro de 2017

Bolsas Wayuu em crochê - DIY

Bolsas Wayuu em crochê - DIY
Depois de ver vários vídeos sobre os Wayuus ( nativos da Colômbia), percebi que a técnica que as mulheres Wayuuu utilizam para fazer as mochilas Wayuu , é o crochê trabalhado todo em ponto baixo, com a técnica do fio conduzido.

Nos vídeos que assisti sobre a técnica das mulheres Wayuu, percebi que elas trabalham com no mínimo com 4 cores de linha, o que vai dar uma certa firmeza na bolsa , já que os
fios são trabalhados todos juntos ( a cor que está formando o desenho vai envolvendo, encobrindo as outras linhas que serão conduzidas junto ao trabalho, o que concede firmeza ao trabalho)
Os desenhos vocês podem seguir alguns gráficos de ponto cruz, onde cada quadrado do gráfico vai corresponder a 1 ponto baixo em crochê.
Com relação as alças das bolsa, não achei nenhuma referência a como são feitas pelos homens da tribo, mas pude deduzir que são feitas em um tipo de tear ( assista ao ultimo vídeo).
Caso queira fazer sua bolsa estilo wayuu, aconselho improvisar e fazer a alça em macramê ou na mesma técnica utilizada para fazer a bolsa, ou seja, crochê com fio conduzido para formar os desenhos.
Escolham suas cores favoritas e mãos á obra.
https://youtu.be/fe6wl_R3WbY

DICA para fazer um desenho
  1. Copie o desenho  em uma folha de papel quadriculado que será usado como base para o crochê .
  2. 2
    Posicione a combinação gráfico-desenho, lado a lado, com uma folha em branco do papel quadriculado. Utilizando o desenho copiado como guia, decida qual cor é predominante em cada quadrado do gráfico; depois pinte os quadrados em branco com a cor apropriada. Qualquer quadrado em branco será trabalhado na cor de fundo que você escolheu. Inclua, pelo menos, duas carreiras da cor "de fundo", ou uma borda colorida, contornando o modelo.
  3. 3
    Conte o número de quadrados que o seu desenho possui. A quantidade de correntinhas necessárias para formar o desenho será igual ao número desses quadrados, cada correntinha corresponde a um quadrado do desenho. faça pontos baixos por toda a a bolsa. Isso corresponde à parte inferior da sua receita, lendo-se da direita para a esquerda.
  4. 4
    Você deve ler o gráfico de baixo para cima, ziguezagueando até chegar ao canto inferior direito.
  5. VIDEO DA EDINIR - CROCHÊ ENSINANDO A FAZER CROCHÊ CIRCULAR

  1. VÍDEO DA EDINIR - CROCHÊ ENSINANDO A FAZER DESENHO NO CROCHÊ

Aprenda a fazer o ponto de crochê conduzido em ponto baixo
Vídeo de mulher Wayuu produzindo uma  Mochila Geometric Wayuu 

  1. sugestão para fazer as alças

BLOGS DE PASSO A PASSO