segunda-feira, 30 de março de 2015

Jogo de mesa em crochê com fitas de cetim

Jogo de mesa em crochê com fitas de cetim

Materiais:

Dois rolos de fita de cetim da Fitas Progresso, referência T900 nº 0, com 4 mm de largura 
nas cores 303 (Pink) e 066 (laranja), sendo dois rolos de cada cor.
Agulha de crochê nº 4
Tesoura
Fita métrica

Modo de Fazer (o jogo americano):

1. Com a fita cor pink, faça 48 correntinhas, ponto básico do crochê, trabalhando cerca de 40 cm.

Jogo de mesa em crochê com fitas de cetim

2. Trabalhe a próxima carreira em ponto baixo.

Jogo de mesa em crochê com fitas de cetim

3. Na terceira carreira, alterne um ponto alto e uma correntinha, pulando uma correntinha da carreira anterior.

Jogo de mesa em crochê com fitas de cetim

4. Mude para a cor laranja e faça uma carreira de ponto baixo. Faça mais uma carreira de ponto baixo com a fita laranja.

Jogo de mesa em crochê com fitas de cetim

5.
 Repita o passo 3 e deixe o último ponto alto com uma laçada à espera.

Jogo de mesa em crochê com fitas de cetim

6. Levante o fitilho laranja na lateral oposta e trabalhe mais duas carreiras de ponto baixo. Deixe o último ponto à espera.

Jogo de mesa em crochê com fitas de cetim

7. Repita a sequência de carreiras com ponto alto com a fita pink e ponto baixo com a laranja até atingir 31 cm, terminando com uma carreira de ponto alto com a fita pink.

Jogo de mesa em crochê com fitas de cetim

8. Faça a última carreira em ponto baixo, trabalhando também toda a lateral esquerda (ou direita, se você for canhota).

Jogo de mesa em crochê com fitas de cetim

9. Corte o fitilho laranja que ficou à espera na outra lateral e arremate, escondendo a ponta na trama do crochê com o auxílio da agulha de crochê. Com a fitinha pink faça o acabamento de ponto baixo nessa lateral. Esconda as outras pontas de fita na trama do crochê.

Jogo de mesa em crochê com fitas de cetim

Veja a seguir como fazer as demais peças:

Jogo de mesa em crochê com fitas de cetim

Anel de guardanapo

- Com a fitinha pink, faça 20 correntinhas (18 cm).
- Trabalhe o crochê seguindo os passos de 2 a 5 do jogo americano.
- Termine com uma carreira de ponto baixo com a fita Pink.
- No centro de uma lateral, enlace um pedaço de fita pink com 20 cm. Passe uma ponta pela outra lateral e finalize com um lacinho.

Cestinha

- Com a fita pink, faça um círculo de 10 cm de diâmetro em ponto baixo.
- Trabalhe uma carreira conforme o passo 3 do jogo americano, contornando todo o círculo. Prenda o último ponto no primeiro da carreira.
- Com a fitinha laranja, siga os passos 4 e 5 do jogo americano.
- Repita a sequência anterior mais uma vez e termine com uma carreira de ponto alto, com a fitinha pink.

Capinha para caneca (8 cm de diâmetro)

- Coma  fita pink, faça 32 correntinhas (31 cm) 
- Trabalhe as carreiras seguindo até o passo 7 do jogo americano.
- Faça uma carreira de ponto alto com a fita pink e outra de ponto baixo.
- No centro de uma lateral, enlace um pedaço de fita pink com 20 cm. Passe uma ponta pela outra lateral e amarre na caneca finalizando com um lacinho.