domingo, 10 de agosto de 2014

Tapete rosetas do marcelo nunes

VEJA AQUI

http://youtu.be/nUrTN5UYVgQ

http://youtu.be/eXjIWF_umow

Se quiser ver um pap de fotos desta rosa de croche clique aqui

Material:
Barbante multicolorido 4/6 laranja, 
barbante multicolorido 4/6 verde musgo, 
barbante marrom 4/8, 
Agulha para crochê 3,5mm

Inicio
Base do tapete.
Iniciar com um cordão de 23 corr. + 1 corr. para virar, 1 p.b. na próxima corr. faça 1 corr. pule 1 corr. de base e faça 1 p.b. na próxima corr. faça 1 corr. pule 1 corr. de base e faça 1 p.b. na próxima corr. seguir até o final do cordão, voltar com 1 corr. e 1  p.b no primeiro p.b. faça 1 corr. e p.b. em cima do próximo p.b. seguir desta forma por 63 carreiras.
Obs: Da terceira carreira em diante, continuar fazendo 1 corr. no inicio de cada carreira, portanto no final de cada carreira pule o último pb. e pegue na corr. ao lado

Receita Roseta

  1. Iniciar com 6 corr. introduza a agulha na 1ª corr. feita e faça 1 p.bx faça 3 corr. para subir, dentro da argola faça 15 p.a, formando 16 p.a contando com as 3 corr. que foram feitas para subir, no final introduza a agulha na 3ª corr. do 1º p.a e feche com p.bx tendo o resultado do miolo.
  2. Faça 3 corr. pule 1 ponto na base, e no próximo ponto prenda com 1 p.b, trabalhe 8 alças de 3 corr. ao redor do miolo e no final feche com p.bx no ponto onde feito a 1ª argola de 3 corr.
  3. Introduza a agulha na 1ª corr. da alça de 3 corr. à frente e faça 1 p.bx, 1 e 1 p.b., dentro da mesma alça laçar a agulha e na alça a frente faça 7 p.a., na próxima alça faça 1p. b, lace a agulha e faça 7 p.a na próxima alça, trabalhe até o final repetindo os pontos e formando 4 pétalas, no final da carreira introduza a agulha no p.b seguinte e faça 1p. bx.
  4. Alongar a laçada na agulha e fazer 1 p.b pela frente do p.b da carreira anterior, estes feitos quando executado as argolas de 3 corr. faça 4 corr.e 1 p.b pela frente do p.b seguinte, formando assim 8 argolas de 4 corr. estas que ficarão por baixo das pétalas feitas anteriormente para se fazer à segunda camada de pétalas.
  5. Introduza a agulha na 1ª corr. da alça de 4 corr. à frente e faça 1 p.bx, e outro p.bx na próxima corr. e 1 p.b., dentro da mesma alça, laçar a agulha e na alça a frente faça 9 p.a., na próxima alça faça 1p. b, lace a agulha e faça 9 p.a na próxima alça, trabalhe até o final repetindo os pontos e formando 4 pétalas, no final da carreira introduza a agulha no p.b seguinte e faça 1p. bx.
  6. Alongar novamente a laçada na agulha e fazer 1 p.b pela frente do p.b da carreira anterior, estes feitos quando executado as argolas de 4 corr. faça 5 corr.e 1 p.b pela frente do p.b seguinte, formando assim 8 argolas de 5 corr. estas que ficarão por baixo das pétalas feitas anteriormente para se fazer à terceira camada de pétalas.
  7. Introduza a agulha na 1ª corr. da alça de 5 corr. à frente e faça 3 p.bx, um em cada corr. da alça de 5 corr e 1 p.b., dentro da mesma alça, laçar a agulha e na alça a frente faça 11 p.a., na próxima alça faça 1p. b, lace a agulha e faça 11 p.a na próxima alça, trabalhe até o final repetindo os pontos e formando 4 pétalas, no final da carreira introduza a agulha no p.b seguinte e faça 1p. bx
  8. Alongar novamente a laçada na agulha e fazer 1 p.b pela frente do p.b da carreira anterior, estes feitos quando executado as argolas de 5 corr. faça 5 corr.e 1 p.b pela frente do p.b seguinte, formando assim 8 argolas de 5 corr. estas que ficarão por baixo das pétalas feitas anteriormente para se fazer à quarta e ultima parte (base) com o fio laranja. 
Gráfico completo da roseta 

     Base da flor:
  1. Introduza a agulha na 1ª corr. da alça de 5 corr. à frente e faça 3 corr. para subir e trabalhe 2 p.a totalizando 3 p.a faça 3 corr, e mais 3 p.a dentro da mesma argola formando um leque, faça 2 corr e passe para a outra argola e trabalhe 3 p.a apenas, faça 2 corr, passe para a outra argola e trabalhe outro leque, trabalhe desta forma intercalando leque e 3 pa, fechando com p.bx no 1º leque feito, então ficara 4 cantos e 4 entremeio, corte o fio e arremate. Executar 12 flores

Folha:
Com o fio verde abacate, amarre em qualquer canto (leque) suba 3 corr e repita outro leque, faça 2 corr e 3 p.a no intervalo de 2 corr da carreira abaixo, 2 corr e 3 p.a no intervalo de 2 corr da carreira abaixo, 2 corr e outro leque, trabalhe ao redor repetindo o procedimento, corte o fio e arremate, passar a folha nas 12 flores

Emenda: amarre o fio marrom em qualquer canto da folha e faça 3 p.a 2 corr e 3 p.a       fazendo 1 canto, faça 2 corr de separçao e 3 p.a no intervalo de 2 corr da carreira anterior 2 corr de separação e 3 p.a no intervalo de 2 corr da carreira anterios 2 corr de separação e 3 p.a no intervalo de 2 corr da carreira anterior 2 corr de separação e outro canto, trabalhe esta carreira executando as emendas das flores na base do tapete
Bico de Acabamento 

Após emendar todas as flores passar uma carreira de p.b e 1 de p.a  permanecendo com leque nas laterais em volta de todo o tapete e fazer o bico de acabamento conforme gráfico