sexta-feira, 27 de junho de 2014

Tapete jardineira em crochê

Tapete jardineira em crochê

http://youtu.be/Jp6S8avwpQk

Nessa aula, você confere um lindo tapete jardineira feito com a técnica de crochê, ensinado pela querida Maria José. 

Barbante nº 6 fio Isis (barbante felpudinho)
Barbante nº 6 fio zaira colorê (barbante mesclado)
agulha de croche 3,5 mm
Observação:
Fiz uma correção na receita pois com o numero que ela fez no programa colocando no inicio no cordao de 50 corr:  5 corr e prendendo no sexto ponto, quando chegar nas flores (na 4ª carreira ) que vai precisar de um numero multiplo de nove para dar certo nao vai bater pois ficará com 146 ponto que não é multiplo de nove. Entao acertei colocando  ao invés de fazer o primeiro pa na 6ª corr coloquei na setima pois assim ficarão  44 pa a serem trabalhados, entao na 4ª carreira teremos 44 + 44 + 28 + 28 = 144 pontos que é igual a 16 x 9

com o barbante felpudinho ( fio Isis) faça
1ª carreira-  Faça 50 CORRENTINHAS, FAÇA 1 PA NA 7ª CORR. E 1 PA EM CADA CORR DO CORDÃO.(44 PA), no final faça 6 correntinhas e prenda na base da  1ª corr feita no cordão com 1 ponto baixissimo ( formou a argolinha igual ao outro lado).

2ª carreira- trabalhe ponto pa sobre pa e nas argolinhas que se formaram na carreira anterior trabalhe 10 pa
3ª carreira- trabalhe ponto pa sobre pa e nos 10 pa que foram feitos nas argolinhas , faça 2 pa em cada pa (total de 20 pa)
4ª carreira- trabalhe ponto pa sobre pa e nos 20 pa que foram feitos nas argolinhas , faça *1 pa . 2 pa no proximo ponto de base*, repetir de * a * (total de 28 pa)

agora com o barbante verde mesclado
5ª carreira - prenda o fio verde e faça 5 cor, no proximo ponto de base faça 1 pa, *2 cor, no proximo ponto de base faça 1 pa*, repetir de * a *

agora com o barbante mesclado de rosa vamos fazer as flores ( para fazer as flores tem que ser sempre multiplos de 9 pétalas)

6ª carreira - prenda o fio mesclado  fazendo dentro de um dos espaços que se formou na carr anterior e faça *1 ponto baixo, 4 pa , 1 ponto baixo,* repetir de * a * dentro de cada espaço por 9 vezes. vire o trabalho e conte 6 pétalas e feche a flor fazendo 1 ponto baixissimo entre uma petala e outra. Agora continue fazendo  *1 ponto baixo, 4 pa , 1 ponto baixo,* repetir de * a * dentro de cada espaço por 9 vezes.vire o trabalho e conte 6 pétalas e feche a flor , ir repetindo até o final

agora com o barbante verde mesclado vamos fazer as folhas ( para fazer as flores tem que ser sempre multiplos de 9 pétalas)

7ª carreira - por trás das flores, lá na carreira que serviu de base para a flor ( carreira antes da que foi trabalhada em verde) prenda o fio mesclado  fazendo 1 ponto baixo, *faça 4 corr, no terceiro pa da carr de base faça 1 ponto baixo* repetir de * a * ( formarão alcinhas)

8ª carreira - nestas alcinhas faremos as folhas : 
Dentro de cada alcinha faremos, * 1 ponto baixo, 1 cor, 3 pa, 3 pontos picô feitos com 3 cor e o ponto baixissimo prende na corr de base ( os 3 serão presos todos na mesma corr de base), 3 pa, 1 cor, 1 ponto baixo*, repetir de * a * dentro de cada espaço.

agora com o barbante felpudinho ( fio Isis)  vamos fazer 7 carreiras de pa da seguinte forma
9ª carreira - por trás das folhas, na uniao entre uma folha e outra faça * 1 ponto baixo, 4 corr *repetir de * a * faça estas alcinhas a toda volta.
10ª carreira - Dentro de cada alcinha faremos, * 5 pa,*, repetir de * a * dentro de cada espaço
Agora faça mais 6 carreiras, faça pa sobre pa e se houver necessidade de fazer aumentos faça nas partes curvas onde fizemos os aumentos nas primeiras carreiras. faça aumentos de acordo com a necessidade

agora com o barbante verde mesclado
 prenda o fio verde e faça 5 cor, no proximo ponto de base faça 1 pa, *2 cor, no proximo ponto de base faça 1 pa*, repetir de * a *

agora com o barbante mesclado de rosa vamos fazer as flores de novo ( para fazer as flores tem que ser sempre multiplos de 9 pétalas)

prenda o fio mesclado  fazendo dentro de um dos espaços que se formou na carr anterior e faça *1 ponto baixo, 4 pa , 1 ponto baixo,* repetir de * a * dentro de cada espaço por 9 vezes. vire o trabalho e conte 6 pétalas e feche a flor fazendo 1 ponto baixissimo entre uma petala e outra. Agora continue fazendo  *1 ponto baixo, 4 pa , 1 ponto baixo,* repetir de * a * dentro de cada espaço por 9 vezes.vire o trabalho e conte 6 pétalas e feche a flor , ir repetindo até o final.
com o barbante mesclado de rosa
Para fazer o cordao que enfeita a parte de pa. 
Faça um cordao de correntinhas no tamanho da carreira que voce vai utilizar ( 3ª carreira de pa) e depois faça uma carreira de ponto baixo. Enfie este cordão entre os pontos altos  3ª carreira de pa da seguinte forma : a cada 5 pa voce vai colocando o cordão como se estivesse alinhavando ( para cima e para baixo) e ao terminar arremate.

VEJA AQUI

2 comentários:

  1. Olá, adoro crochê, estou aprendendo a fazer tapetes, mas no tapete oval sempre fica embabado, nesse tapete jardineira com o barbante felpudinho(barroco decore),5 PA ficou mto embabado, desmanchei e fiz 4PA. mesmo assim ainda ficou um pouco. o que estou fazendo de errado?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez seu ponto seja muito largo,experimente trabalhar com uma agulha de numeração menor que a recomendada na receita para seu ponto ficar mais apertadinho. talvez ajude. bj